loader image

WORKSHOPS

Home/WORKSHOPS

WORKSHOP “PRESOS POR CORDAS”

NOV

SEX 19 A DOM 21

Início 18H00

“Presos por Cordas” será o primeiro workshop em que, durante três dias (19, 20 e 21 de novembro), os participantes poderão dedicar-se exclusivamente ao contacto com o universo dos instrumentos de cordas numa experiência pedagógica e de convívio.

 

A iniciativa arranca às 18h00 para um welcome drink a que se seguirá palestra de Tico Rodrigues (Luthier e proprietário da Porto Guitarra) subordinada ao tema “O som dos cordofones: Expectativas, frustrações, truques e a glória”. O dia não termina sem música e traz um showcase dos “Colectores”, banda de música instrumental que recorre a instrumentos populares como o cavaquinho português e o bandoloncelo e cruza imaginários musicais fazendo a ponte entre o universo “folk” e as linguagens da música contemporânea, num  espetáculo que será aberto ao público em geral.

No segundo dia deste programa imersivo (20 Nov), a programação arranca às 11h30 com a primeira masterclasse dedicada à “Saúde do Músico” que será um dos temas centrais e constantes nas actividades do M.Ou.Co. onde serão abordadas questões de ergonomia, posicionamento e boas práticas e comportamentos a adoptar para os praticantes destes instrumentos, orientada por Flora Vezzá.Na parte da tarde, às 14h30, é hora de assistir a “Mano a Mano, da sala de estar ao palco”, um concerto conversa com os guitarristas André Santos e Bruno Santos.Às 17h30, tem início o workshop de João Diogo Leitão, explorador da guitarra braguesa e suas abordagens, sobre o tema “Caminhos para a contemporaneidade das violas de arame/cordofones tradicionais portugueses”. O mesmo músico apresentará às 21h30 um showcase com o seu projecto de originais aberto ao público em geral.

No dia 21 de novembro, começamos a tarde com a presença de Andy Manson  luthier Inglês, para uma conversa chamada: ”Talking Wood’ às 14:00. As 16h30 seguimos com um workshop prático com os guitarristas Frankie Chavez e Peixe que fecharão programação do “Presos por Cordas” em concerto como “Miramar”. O momento está agendado para as 19h00 e será, também, aberto ao público em geral.

O valor do Workshop para os 3 dias+3 concertos é 100,00 .

As inscrições decorrem até o dia 15 de novembro.

Para inscrever-se: agenda@mouco.pt